Qualidade de vida à mesa

22 dez

A Agricultura Familiar como protagonista do cardápio em São Chico

 coopaf-1

Alimento saudável, daqui e livre de agrotóxico, assim se faz na Coopaf-Serrana. Foto: Karine Klein

 

Comer melhor e mais saudável, este é o objetivo de quem pretende levar uma vida com mais qualidade. Priorizar alimentos orgânicos e ricos em vitaminas também. A Agricultura Familiar vem transformando a realidade em São Chico já há algum tempo, seja pela garantia de uma produção livre de agrotóxicos, pela preservação da cultura produtiva e gastronômica da região, ou pelo sustento das famílias produtoras, mantendo o homem do campo no campo, e movimentando a economia do município.

Mas antes é preciso entender o conceito. A Agricultura Familiar diz respeito ao cultivo da terra feito por pequenos produtores rurais, que normalmente plantam e produzem para sua própria subsistência e vendem os excedentes para o sustento da família ou complemento de renda. Tem como principal característica a mão de obra originada no núcleo familiar.

coopaf-2

Além das verduras, os biscoitos e artigos coloniais também são comercializados. Foto: Karine Klein

Em São Francisco de Paula duas organizações representam bem essa proposta, a Coopaf-Serrana e a Feira do Produtor Serrano.

A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar e de Consumidores de São Francisco de Paula LTDA começou a ser desenhada em 2006 através de um projeto de capacitação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao término do projeto, 30 sócios de 15 comunidades fundaram em 25 de julho de 2008 a Coopaf-Serrana. Em um ano de fundação o número de sócios já havia dobrado e hoje possuem 71 sócios (famílias) não somente de São Chico, mas também de municípios como Canela e Itati. Em 19 de setembro de 2009 foi aberto o primeiro ponto de venda.

coopaf-3

Chimias e compotas de frutas também fazem sucesso na Coopaf.Foto: Karine Klein

José Evandir da Silva, o coordenador administrativo da Coopaf explica que ela surgiu da necessidade de se viabilizar a inserção dos agricultores familiares no mercado de produtos agrícolas, de forma organizada e com o suporte de pessoa jurídica. “A Coopaf-Serrana constituiu-se por necessidade de suporte comercial, tanto na venda como no fornecimento de insumos aos produtores, pois são atividades vedadas legalmente às associações. Além disso, está entre os propósitos da cooperativa realizar a aproximação entre produtores e consumidores locais, através do comércio solidário e cooperativo direto ao consumidor.”

coopaf-4

José Evandir da Silva, coordenador administrativo da Coopaf e Francisco Mello, representante do Conselho Fiscal. Foto: Karine Klein

Desde maio de 2015 na sede nova, localizada na Rua Frederico Tedesco, nº 355, dentro do Salão Paroquial, atendem de segunda a sábado, das 8h30min ao meio dia e das 14h às 18h30min. Comercializam verduras, frutas, legumes, bolachas, chimias e diversos outros, sendo que 90% de tudo que disponibilizam é orgânico.

Francisco Mello, representante do Conselho Fiscal, conta que pesquisadores das universidades seguidamente procuram a Cooperativa. “A Coopaf é referência no Estado, principalmente pela maneira que se formou”.

Outra representante da Agricultura Familiar no município é a Feira do Produtor Serrano, uma associação de 11 famílias das localidades de Boa Vista, Caconde, Recosta, Três Barras e Carapina.

6

“Além de vender um produto sem agrotóxico conhecemos as pessoas daqui e os turistas”. Maria Geni Zambelli de Souza, agricultora familiar do Caconde. Foto: Karine Klein

Maria Zormiria Zambelli, presidente da associação da Feira conta que entre as frutas, verduras e produtos coloniais que comercializam, o que mais é vendido sem dúvida são as verduras e os pães. “Acredito que as pessoas prefiram comprar na Feira porque aqui garantimos um produto de qualidade por um preço melhor”, conta.

1

Maria Zormiria Zambelli, presidente da associação da Feira do Produtor Serrano. Foto: Karine Klein

E é só ficar uns minutinhos ali para ter certeza disso que Maria afirma. O movimento é grande, principalmente nos finais de semana. Adão Bueno, morador de São Francisco de Paula e cliente assíduo fala a respeito de seu hábito de frequentar a Feira desde seu surgimento.  “Compro um pouquinho de cada um, para valorizar o produtor daqui. Acredito que as restrições que estão impondo a alguns produtos da Feira são negativas, pois eles deixam de comercializar produtos de qualidade, que sabemos a procedência, pois conhecemos as chácaras onde são produzidos e confiamos”.

10

Adão Bueno, morador de São Francisco de Paula e cliente assíduo da Feira do Produtor Serrano. Foto: Karine Klein

E a Feira faz sucesso não somente entre os moradores de São Chico. O casal Lisiane Strack e Mozael Strack de Porto Alegre veio para a cidade comemorar o aniversário de casamento. “Queríamos levar produtos feitos aqui, então pedimos indicação na pousada em que estamos hospedados e eles nos disseram que não deixássemos de passar na Feira que valia a pena. E realmente valeu!” Conta Lisiane.

13

Adão Bueno, morador de São Francisco de Paula e cliente assíduo da Feira do Produtor Serrano. Foto: Karine Klein

A Feira do Produtor Serrano fica ao lado da Prefeitura, na Avenida Júlio de Castilhos e funciona nas terças, sextas e sábados, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia.

 

Deixe um comentário

hombresmujeresyfeminismo

El rincón de los soñadores.

As aventuras da guria do IAPI

Blog onde a guria do IAPI compartilha suas aventuras

Serendipiando

cinema e música em foco. e palavras.